Monday, October 30, 2006

Deve ser difícil dar à Luz, mas conjugar o verbo "Parir" também não é para todos…

Tudo começou com a dúvida de como pronunciar o verbo “Parir” na terçeira pessoa do plural do presente do indicativo. Qual o meu espanto quando me apercebi que tinha cometido um erro crasso de escrita. Pior ainda. Isso só não iria suceder em duas ocasiões nesse tempo verbal.

Não sou propriamente um expert na língua de Camões… Mas esta minha ignorância em particular, ultrapassou-me por completo, ao ponto de aqui prestar a minha humilde homenagem a personagem que se lembrou de convencionar tal conjugação.

Espero também instruir muuuuitas outras pessoas que de certo não saberiam conjugar verbo tão suigéneris.

Que raio de verbo mais estúpido... Ou se vai parir, ou já se pariu... não é algo que se fassa a todo o momento... este verbo tem mania que é gente e que pode ser conjugado assim sem mais... ainda mais quando uma boa parte das palavras têm outros significados.

Para enunciar o verbo, nada melhor que um pequeno ensaio do quotidiano da idade media e como seria cortejar uma bela senhora noutros tempos em que os “tempos” eram outros, mas as classes raramente se misturavam. Já na altura devia ser dura a vida dos Marialvas Casanovas e afins sem “graveto”

Na altura também já se conhecia o amargo sabor das “tampas”

Clicar aqui para aumentar


E numa altura em que se debatem formas alternativas de transmitir conhecimento de um modo menos enfadonho…Este foi o meu pequeno contributo. Uma aula de gramática alternativa também não faz mal a ninguém...!!!

“E em bom português se escreve o verbo Parir”…lol

1 Comments:

Blogger somoralebonscostumes said...

Agora que já sei escrever.. alguem me pode explicar porque raios "Cadelas apressadas parem cachorros cegos"..lol
Para proverbio popular está muito arrojado...lol

9:48 PM  

Post a Comment

<< Home